A Cidade – Foz do Iguaçu
Sobre a Cidade
As Cataratas do Iguaçu foram vistas pela primeira vez por europeus em 1542, quando a expedição de Dom Alvar Nunez Cabeza de Vaca descia o Rio Iguaçu com canoas adquiridas dos índios Kaingang (guaranis), na tentativa de alcançar o Rio Paraná. As cataratas receberam, então, seu primeiro nome da cultura ocidental: Salto de Santa Maria, entretanto, prevaleceu mesmo o termo adotado pelos guaranis: Iguaçu (muita água). As Cataratas do Iguaçu são, na verdade, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. Três quartos das quedas situam-se na Argentina e podem ser melhor vistas do lado brasileiro. São cercadas por parques nacionais de mata atlântica. No Brasil, pelo Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, e, na Argentina, pelo Parque Nacional del Iguazú. É uma área com fauna e flora ricas.
A maior hidrelétrica do Mundo em sua categoria, é a 7ª maravilha do mundo moderno, é um impreendimento binacional entre o Brasil e o Paraguai. Itaipu é responsável pelo fornecimento de 19,3% de todo consumo brasileiro. Seu empreendimento teve início em 1974. Hoje com uma potência instalada de 14.000 MW, a maior hidrelétrica do mundo é uma atração por sua própria grandiosidade.
Projetado pelo arquiteto Domingos Bongstabs, foi construído para ser utilizado na Educação Ambiental e também visando promover a unidade cultural das Américas portuguesa e espanhola.